Protech

Expansão à vista

03-Plano-de-negocios
Escrito por Roberta Oliveira

A PROTECH esta envolvida em uma nova oportunidade de negócio (que iremos divulgar em breve) e com isso tivemos que montar um plano de negócio!

Mas e aí, como se faz isso? Para que serve? quais informações preciso mencionar?

Todas essas perguntas foram sendo respondidas e descrevo abaixo um pouco desta minha pesquisa.
Minha base de consulta foi o site do Sebrae. La encontrei material suficiente para elaborar um bom Plano de Negócios. Eles inclusive possuem um e-book super completo que traz exemplos práticos do que é preciso analisar.

O plano de negócio nada mais é do que um planejamento que irá representar a viabilidade desse novo empreendimento levando em consideração a estratégia que o empreendedor pretende usar, a avaliação de mercado, como será a operação e a análise financeira do negócio.
É preciso conhecer o ramo de atividade, definir produtos e analisar o local de estabelecimento para poder elaborar um plano coerente e realista.

Com essas informações em mãos é possível organizar as ideias para esse novo negócio ou mesmo estruturar uma possível expansão de uma empresa já existente (o que é o nosso caso).
O plano dá subsídios no que se refere a gestão do negócio e ao alinhamento das expectativas dos envolvidos (sócios, investidores, fornecedores, parceiros).

Este documento também pode ser usado como argumento para buscar recursos e investimentos.
Com a pesquisa e analise de todas as possibilidades a chance de se ter sucesso com o negócio aumenta!
O e-book que baixei no site do Sebrae é um ótimo roteiro dos pontos que precisam ser analisados e me auxiliou muito para a elaboração do nosso plano! Acesse link do site

O mais interessante de elaborar esse plano de negócio foi pensar na empresa como um todo e de todos os ângulos. Tivemos que analisar o mercado que atendemos hoje (atuamos principalmente com empresas) e projetar o mercado que queremos atingir com esta nossa alteração (vamos ter opções para atender também o consumidor final). Avaliamos a estrutura que a Protech possui atualmente e buscamos uma outra opção para atender esta nova demanda. Identificamos a necessidade de abrir novos canais para chegar ao cliente e repassar informações relevantes. Mensuramos o investimento necessário. Enfim, uma análise de 360º na empresa para entender o negócio e o resultado que esta inovação traria para a empresa.

About the author

Roberta Oliveira

Sócia da empresa Protech Segurança Eletrônica desde Fevereiro de 2011. Sou formada em Administração de Empresas - Habilitação em Comércio Exterior. Minha carreira profissional iniciou no ramo de Transporte Internacional e só comecei a atuar na área Administrativa quando iniciei aqui na empresa. Foi um desafio que aceitei! Tive que buscar conhecimento e me desenvolver e hoje posso dizer que já aprendi e evolui muito desde que estou aqui.

Deixe um comentário