CFTV

Qual o tempo de armazenagem das imagens em um gravador?

gravadores-site
Escrito por Fabiano Oliveira

Esta uma pergunta que sempre nos fazem e no temos uma resposta definida para ela. Por padro, dizemos que os projetos da PROTECH so preparados para atender um mnimo de 20 dias de gravao contnua. Mas este um parmetro nosso e pode ser alterado, sem problema, conforme a necessidade do projeto. Os projetos de CFTV so dimensionados conforme a necessidade de cada cliente. Informar ao consultor quantos dias sero necessrios muito importante. Esta, na verdade a funo de quem est projetando o sistema.

importante reforar que o tempo que est sendo discutido aqui, refere-se ao tempo que estar disponvel para pesquisa no sistema as imagens gravadas. Os equipamentos permitem que sejam feitos backups de cmeras, dias e horrios especficos, individualmente ou em grupo. Isso permitir que este tempo se estenda indeterminadamente, desde que a mdia onde as imagens foram copiadas seja guardada corretamente.

A relao de manter gravados para pesquisa no sistema de CFTV, mais ou menos dias, est diretamente relacionado ao investimento do equipamento que ser usado. As imagens so gravadas em discos rgidos (HDs), de modelos especiais para este tipo de negcio. Muitas pessoas pensam que os discos rgidos utilizados em sistemas de CFTV so iguais aos de computadores e no possuem um valor diferenciado. Esto enganados. Os discos especiais para sistema de CFTV possuem caractersticas diferenciadas para suportar gravao 24 x 7 (horas x dias da semana), diferentes dos discos de computadores comuns projetados para operar em 8 x 5. Quanto maior for a quantidade de dias que um cliente solicitar a gravao em sistema, maior ser o investimento naquele equipamento (modelos especficos e quantidade de discos para atender esta demanda). Normalmente os fabricantes de gravadores digitais disponibilizam softwares para clculo. Estes aplicativos permitem que, aproximadamente, possamos calcular qual a quantidade de disco precisamos para gravar uma quantidade “x” de dias, tendo um nmero “y” de cmeras. Basicamente so estas informaes, mas que podem ser enriquecidas com taxa de frames (FPS), resoluo, % diria de gravao, bitrate, etc.

Outras variveis influenciam no projeto, pois normalmente os sistemas gravam por deteco de movimento. Nestes casos, a cmera transmite a imagem para o gravador que avalia, cmera a cmera, se houve movimento. Havendo deteco, somente nestes casos haver gravao. Isso permite uma economia muita grande de espao em disco. Imagine, por exemplo, um local onde s haja movimentao em horrio comercial e em dias teis. No restante do tempo no haveria porque manter a gravao desnecessariamente. So assim que normalmente os sistemas so configurados. Por este motivo tambm no se pode dar um tempo preciso de gravao. Na PROTECH consideramos um tempo mnimo garantido e o mximo ser conforme o local onde o sistema ser instalado.

About the author

Fabiano Oliveira

Sócio-fundador da empresa Protech Segurança Eletrônica, a qual existe a 13 anos e neste tempo observei muita dificuldade dos nossos clientes sempre que necessitavam adquirir um sistema de segurança ou mesmo ampliá-lo. Estas dúvidas dificultam muitas vezes a escolha pela melhor solução pois cada empresa no mercado tende a oferecer um projeto diferente, deixando o cliente um tanto confuso.

Deixe um comentário