CFTV

Câmeras monocromáticas são utilizadas ainda?

cftv
Escrito por Fabiano Oliveira

Antes de saber sobre recursos específicos de cada fabricante, é importante entender o básico sobre imagens: Monocromático (Preto e Branco) ou Colorido? Pois é! Não é como se pensa de que ninguém mais utiliza câmeras monocromáticas e que isso é coisa do passado. Cada uma das duas formas de captação tem suas vantagens. POR FAVOR, NÃO PENSE: “Mas tenho mesmo que receber um material que trata de câmeras P&B?” A importância de tratarmos este assunto é para a compreensão de algumas funcionalidades posteriormente, mas admitimos que as câmeras puramente preto&branco não são mais normalmente comercializadas.

As câmeras (de captação) coloridas são utilizadas durante o dia ou em ambientes com boa luminosidade. A unidade de medida da luminosidade dos ambientes é o “lux”. Para estes ambientes, as câmeras com captação em cores permitem ao cliente uma série de vantagens. A principal delas é o reconhecimento dos objetos e suas cores, o que ajuda muito em caso de necessidade de se descrever uma cena. Em muitos casos, onde não se reconhece o rosto de alguém, informar a cor da roupa que esta pessoa estava usando, por exemplo, ajuda na identificação. Verifique com o fabricante de cada câmera a quantidade mínima de lux para o bom funcionamento do equipamento.

Porém, à noite ou em ambientes com pouca luminosidade, aconselha-se a utilização de câmeras preto e branco. Isto garante uma maior nitidez das imagens e não gera a distorção das cores pela captação (evento comum em casos de câmeras coloridas captando imagens com baixa luminosidade, distorcendo as cores). Ao contrário do que relatamos quando o ambiente possui iluminação adequada, com pouca luz, uma câmera que capta imagens em cores, pode até captar a cor errada, induzindo ao erro. Uma câmera com captação em cores pode identificar um objeto de cor vermelho, como sendo laranja ou rosa, dependendo do ambiente e da iluminação. Neste caso, as câmeras preto e branco captam as imagens em tons de cinza, aumentando o contraste e fidelidade do objeto (porém sem cores).

Como já relatei anteriormente, as câmeras P&B não são mais comercializadas, porém suas características ainda estão inseridas em várias marcas e modelos. Um recurso já conhecido no mercado e que baseia-se no conceito que descrevi acima, é a função Day&Night já incorporada por quase todos os modelos. Esta ferramenta permite que as câmeras funcionem em modo colorido, quando em ambientes bem iluminados e passando a operar automaticamente em modo monocromático, quando em ambientes com baixa luminosidade ou à noite. Que fique claro: Estamos falando de ambientes com baixa luminosidade (aproximadamente 0,5 lux) e não o que chamamos de escuro absoluto ou zero lux. Para estes ambientes utilizam-se câmeras com iluminadores infravermelhos (Iluminadores não naturais) ou câmeras captadoras de calor (térmicas),

About the author

Fabiano Oliveira

Sócio-fundador da empresa Protech Segurança Eletrônica, a qual existe a 13 anos e neste tempo observei muita dificuldade dos nossos clientes sempre que necessitavam adquirir um sistema de segurança ou mesmo ampliá-lo. Estas dúvidas dificultam muitas vezes a escolha pela melhor solução pois cada empresa no mercado tende a oferecer um projeto diferente, deixando o cliente um tanto confuso.

Deixe um comentário