CFTV

Operação Remota em sistemas de CFTV

operacao-remota-2
Escrito por Fabiano Oliveira

A operação remota é com certeza o recurso mais interessante dos sistemas de CFTV. Ela permite aos usuários que mesmo não estando fisicamente no local onde o sistema esteja instalado, seja possível ter as mesmas facilidades, porém remotamente.

Atualmente com a qualidade dos links de Internet crescendo com baixo custo, tem-se tornado cada vez mais viável a utilização deste recurso para monitoramento de imagens à distância. Os sistemas gerenciadores de câmeras, além das funções básicas de gerenciamento e gravação de imagens, também permitem a operação de seus recursos de qualquer local onde se possua uma conexão de dados.

Os sistemas proveem uma interface ao usuário que dá ao mesmo a condição de configurar, acionar dispositivos, visualizar imagens e sons em tempo real e pesquisar gravações de períodos anteriores sem que se esteja no local dos eventos. Esta facilidade, além de permitir que o dono de uma empresa que possua diversas filiais não precise estar em todas elas para saber o que está acontecendo, por exemplo, garante também a segurança para operação e avaliação dos eventos ocorridos ao usuário sem o constrangimento de estar no local.

Praticamente todos os modelos de sistemas já permitem que as operações remotas sejam feitas através de browsers (navegadores de internet), PDAs e smartphones sem precisar de um software exclusivo ao cliente, mas também disponibilizam os chamados CMS – Softwares para Central de Monitoramento – que possuem diversos recursos para operações avançadas de múltiplos sistemas de gravação. Informe-se no momento da compra sobre estes recursos para certificar-se que a marca e modelo que está adquirindo supre suas necessidades.

About the author

Fabiano Oliveira

Sócio-fundador da empresa Protech Segurança Eletrônica, a qual existe a 13 anos e neste tempo observei muita dificuldade dos nossos clientes sempre que necessitavam adquirir um sistema de segurança ou mesmo ampliá-lo. Estas dúvidas dificultam muitas vezes a escolha pela melhor solução pois cada empresa no mercado tende a oferecer um projeto diferente, deixando o cliente um tanto confuso.