Controle de Acesso

Barreiras Físicas mais utilizadas

POST_barreiras fisicas-01
Escrito por Fabiano Oliveira

Vamos conhecer as barreiras físicas mais utilizadas hoje em dia:

Catracas
Possuem vários modelos com as mais diversas funcionalidades. Utilizadas em controle de pessoas em locais que não possuam a delimitação de acesso bem definida ou muita extensa. Normalmente utilizada em recepção de condomínios, entrada de funcionários de empresas e locais que se necessita a contagem de pessoas no acesso. Pode ser fabricada em diversos materiais, tendo como destaque o aço inox para garantir maior vida útil dos equipamentos. A parte mais crítica deste periférico é a roleta, onde são fixados os braços, responsável pelo giro após a autorização. Esta peça mecânica tem um limite de utilização e necessita de manutenção periódica para o correto funcionamento. Certifique-se do modelo que está adquirindo e se possui fácil acesso aos componentes de substituição, garantindo assim o correto funcionamento de sua catraca. Alguns modelos possuem uma funcionalidade interessante a se saber: o Pânico, por exemplo. Esta função permite que as catracas “baixem” seus braços de forma a liberar todo acesso em caso de alguma emergência ou pânico. Em indústrias químicas, por exemplo, esta função é de suma importância visto a segurança da vida das pessoas que necessitam sair do local em caso de algum acidente químico.
Torniquetes
Possui as mesmas características de utilização da catraca, mas para instalação em locais mais críticos. São grandes torres, iguais as portas giratórias instaladas em bancos (que também é um periférico de controle de acesso, mas não abordaremos aqui), porém com braços em aço, permitindo que somente uma pessoa passe por vez. Outra vantagem deste periférico é que não há como pular tão facilmente o equipamento, em caso de uma fuga por exemplo. Imagine conter em uma penitenciária os presos somente com catracas! Seria impossível. Neste caso os torniquetes trariam mais segurança para o local. Quanto à parte mecânica, aplicam-se as mesmas descritas para a catraca: cuidado com a empresa fornecedora e a facilidade para manutenção dos componentes mecânicos.
Fechos Elétricos ou Eletromagnéticos
Este é com certeza o modelo de periférico mais difundido, utilizado para controle de acesso em portas e portões. É instalado junto aos marcos das portas para mantê-las fechadas até o momento da liberação através de um pulso elétrico ou pelo desligamento da tensão, em caso de fechos eletromagnéticos. Existem diversos modelos que variam conforme o local onde será instalado: portas de madeiras, porta de vidro, portões metálicos, etc. É importante saber também a capacidade de força que o equipamento suportará. Fechos ou fechaduras de custo muito reduzido podem não ter uma boa qualidade e não manter a porta fechada quando “forçada”.
Cancelas
As cancelas são utilizadas para controle de fluxo de veículos. Funcionam da mesma forma das demais barreiras físicas quanto às suas características. Possuem braços com comprimento variável que depende do local onde será instalado. Como é um equipamento que exige bastante da sua parte mecânica devido à força que o motor faz para levantar e baixar o seu braço deve-se zelar bastante por estes componentes. Na aquisição é importante informar à empresa que estará lhe atendendo qual o fluxo de veículos por hora que esta cancela deve atender. Existem diversos modelos que variam conforme o fluxo que ela atenderá.

About the author

Fabiano Oliveira

Sócio-fundador da empresa Protech Segurança Eletrônica, a qual existe a 13 anos e neste tempo observei muita dificuldade dos nossos clientes sempre que necessitavam adquirir um sistema de segurança ou mesmo ampliá-lo. Estas dúvidas dificultam muitas vezes a escolha pela melhor solução pois cada empresa no mercado tende a oferecer um projeto diferente, deixando o cliente um tanto confuso.

Deixe um comentário