Controle de Acesso

Tipos de leitores atualmente utilizados

Finger setting security alarm, pressing keys on keypad
Escrito por Fabiano Oliveira

Teclado numérico

Sistema bastante simples onde o usuário digitará sua senha e o sistema fará a pesquisa. É o sistema de menor custo de aquisição mas com baixa garantia de segurança. A senha dos usuários se torna muito vulnerável quando qualquer pessoa que estiver próximo a você pode verificar o que você digitou. É de simples instalação e operação. Pode-se utilizar onde não se necessita de um controle muito grande sobre o fluxo de pessoas e em locais onde os usuários necessitem de fácil operação.

Leitores de Cartão

Os leitores de cartão de código de barras ou de proximidade são os mais utilizados atualmente por sua relação custo x benefício. Oferecem uma boa segurança já que o código do cartão mantém se confidencial durante a passagem. Porém, oferece baixa segurança pois os cartões podem ser extraviados ou propositalmente passados a outra pessoa. Não se indica esse leitor em locais onde o público é muito conhecido entre si, como empresas, condomínio, etc. já que isso facilitaria a troca de cartões entre os usuários. Um problema bastante conhecido com este tipo de leitor são os funcionários das empresas que repassam os cartões para que o ponto seja registrado em caso de atrasos. É conhecido que muitos inclusive deixam seus cartões na empresa caso não estejam lá no dia seguinte.

Leitores Biométricos

O maior custo atual do mercado, mas com certeza o mais seguro. Tem como principal objetivo garantir a integridade e confidencialidade das informações dos usuários do sistema. Resolve facilmente o problema dos cartões que são roubados ou trocados já que depende da pessoa que cadastrou seus dados. Os leitores biométricos são os de leitura de impressões dos dedos (finger readers) e/ou leitores de mão. Ambos oferecem segurança em locais críticos, sendo os leitores de impressão de menor custo e mais utilizados, os leitores de mão com melhor resultado de leitura e garantem maior segurança. Não se aconselha a utilização de leitores biométricos em locais onde o público de acesso tenha dificuldade com a leitura como em obras, por exemplo, onde os funcionários possuem suas impressões bastante danificadas pelo cimento, tinta, solventes e etc. Nestes casos a quantidade de erros de leitura pode ser bastante alta.

Leitores Faciais

Recentes e muito modernos, os leitores faciais estão no mercado a cada dia conquistando mais seguidores. Estes sistemas garantem a leitura de diversos pontos da face, sendo muito mais seguros e eficientes contra tentativas de fraude. Equipamentos fantásticos e com algoritmos de reconhecimento mais precisos. Uma das grandes vantagens dos leitores faciais, além da segurança na identificação, é que o usuário não precisa tocar no equipamentos para ser reconhecido. Em época de epidemias, isso é um grande diferencial. Também muito útil em blocos cirúrgicos, fazendo com que os médicos não tenham de compartilhar o toque nestes locais.

About the author

Fabiano Oliveira

Sócio-fundador da empresa Protech Segurança Eletrônica, a qual existe a 13 anos e neste tempo observei muita dificuldade dos nossos clientes sempre que necessitavam adquirir um sistema de segurança ou mesmo ampliá-lo. Estas dúvidas dificultam muitas vezes a escolha pela melhor solução pois cada empresa no mercado tende a oferecer um projeto diferente, deixando o cliente um tanto confuso.

Deixe um comentário