CFTV

Atenção a Cabos e Conectores – Parte II

cabosii
Escrito por Fabiano Oliveira

A principal diferença entre eles está na qualidade do sinal transmitido e na distância suportada de instalação. O cabo coaxial é o mais tradicionalmente usado em instalações de câmeras analógicas. É indicado para instalações com distâncias não muito longas, podendo chegar até 500m. A variação deste tipo de cabo é dada por duas informações: Espessura do condutor interno de cobre e a quantidade de malha de isolamento.

Quanto ao condutor interno de cobre, quanto maior a sua espessura, por maiores distâncias consegue-se manter a transmissão do sinal com qualidade. O modelo mais utilizado atualmente é o RG-59, para distâncias menores. Ainda para cabos coaxiais de condutores rígidos, existem os modelos RG-6 e RG-11, com o condutor mais espesso e para maiores distâncias. Quanto à malha de isolamento, os modelos podem variar comercialmente entre 40% e 96%. Quanto maior a quantidade de malha, maior a garantia de isolamento contra interferências externas no sinal transmitido e consequentemente maior o custo do cabo. Indica-se sempre consultar o fabricante de cabos para saber do melhor modelo para a distância que será instalada a câmera.

Além disto, existem outras variações para os cabos coaxiais, como por exemplo, o cabo coaxial flexível – com o núcleo condutor em cobre flexível. Esse tipo de cabo facilita a instalação mas não atinge grandes distâncias. Para a instalação de câmeras analógicas, o cabo coaxial é ainda o de menor custo por não necessitar de nenhum conversor adicional de sinal. Ele pode ser conectado ponto a ponto diretamente nos equipamentos através da utilização dos conectores corretos.

O cabo de par trançado ou UTP (Unshielded Twisted Pair), comumente utilizado em redes de computadores, também está sendo muito utilizado para instalação de câmeras analógicas. Sua grande vantagem é permitir instalações com distâncias de até 1.200 metros. Os cabos UTP são vias de cobre entrelaçadas entre si com 8 vias (ou 4 pares). Como, para cada câmera necessita-se de somente um par de cabos para o sinal da câmera, pode-se instalar até quatro câmeras em cada cabo UTP. Porém, este cabo necessita de conversores para instalação das câmeras. Existem dois modelos de conversores: Passivo e Ativo, sendo necessário uma em cada ponta do cabo para transmissão do sinal das câmeras. Eles devem ser combinados conforme a distância que se deseja atingir, podendo-se utilizar Passivo+Passivo, Passivo+Ativo ou Ativo+Ativo.

Os cabos de fibra ótica são o que há de melhor em qualidade atualmente. Permitem grandes distâncias sem perda de qualidade (com a utilização de conversores). Além de chegarem a quilômetros de transmissão, é possível também transmitir seis câmeras ou mais em uma única via de fibra, através dos conversores de sinais com a função de multiplexação. Os cabos de fibra ótica podem ser monomodo ou multímodo, tendo como variação também a distância que atingem com destaque para o monomodo para as maiores distâncias. Por muito tempo a fibra ótica não foi tão difundida devido seus altos custos de aquisição. Hoje os valores são bastante acessíveis devido aos projetos de sistemas IP que tornaram a fibra um padrão de cabeamento do mercado.

About the author

Fabiano Oliveira

Sócio-fundador da empresa Protech Segurança Eletrônica, a qual existe a 13 anos e neste tempo observei muita dificuldade dos nossos clientes sempre que necessitavam adquirir um sistema de segurança ou mesmo ampliá-lo. Estas dúvidas dificultam muitas vezes a escolha pela melhor solução pois cada empresa no mercado tende a oferecer um projeto diferente, deixando o cliente um tanto confuso.

Deixe um comentário