CFTV

Formatos de gravação de imagem

ccamera-megapixel-730x410
Escrito por Paulo Andreola

Hoje vou falar brevemente sobre CODEC de imagem, esta “sigla”, na verdade é a compressão de COdificação e DECodificação.

Em equipamentos de segurança como por exemplo o gravadores (DVR’s/NVR’s) e câmeras IP’s o CODEC é utilizado para otimizar o envio das imagens e melhorar a autonomia/capacidade de armazenamento. Atualmente os mais utilizados são os MPEG4, H264 e H265.

  • MPEG4 – Este trabalha com imagens completas, portanto envia os frames (este foi o nosso assunto no último artigo) completo e sem otimizar a imagem.
  • H264 – Neste a imagem já passa por uma análise e antes de ser enviada e envia somente as alterações. Com isso as mi. Para se ter uma ideia
  • H 265 – O mais novo CODEC no mercado no qual mantem a mesma qualidade do seu antecessor e com o tamanho dez vezes menor.

O H265 já esta se tornando o novo padrão de mercado, principalmente com a entrada da nova tecnologia 4K, no qual tem como principal característica a riqueza de imagem.

Lembrando que CODEC pode ser um hardware ou software para otimizar o envio de dados de áudio e vídeo, ou seja, você pode e vai ouvir falar deles em outros segmentos ligados a tecnologia, como por exemplo em computadores, celulares, Smart TV, etc.

About the author

Paulo Andreola

Deixe um comentário