Protech

A importância de dar o destino correto ao lixo eletrônico produzido por todos nós para a preservação do meio ambiente

4365.8130-lixo-eletronico
Escrito por Roberta Oliveira

No dia 05 de Junho foi comemorado o dia Mundial do Meio Ambiente e é sobre esse assunto que queremos tratar neste artigo: a importância de dar o destino correto ao lixo eletrônico produzido por todos nós para a preservação do meio ambiente.

De acordo com a Pnuma – Programa da ONU para o Meio Ambiente, por ano são gerados cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico no mundo e entre os países emergentes o Brasil é o que mais gera este tipo de lixo. Em relação a Porto Alegre, segundo a pesquisa do professor Christian Silva, da Universidade Tecnológica Federal Paraná (UTFPR) a geração de resíduos sólidos cresceu 30% em seis anos — desde 2008 até 2014 – e que apenas 4,6% de todos os recicláveis, são efetivamente aproveitados.  Como 80% de um equipamento eletrônico é reciclável, depositar estes produtos em aterro é literalmente enterrar matéria prima.

A questão que mais chama atenção em relação a este tipo de lixo é sua toxidade, pois os equipamentos eletroeletrônicos possuem metais altamente tóxicos em sua composição como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo. O contato com o solo ou mesmo com o fogo podem causar danos sérios ao meio ambiente.

Internamente, a PROTECH vem a alguns anos separando e dando destino correto aos itens que são descartados (por estarem obsoletos ou sem possibilidade de conserto). Utilizamos a empresa Trade Recycle, que faz a coleta periódica aqui na empresa e posteriormente faz a reciclagem dos produtos de forma apropriada.

Além disso, para os itens que não são coletados por eles, como pilhas, baterias e lâmpadas, recolhemos o material e depositamos nos pontos de coletas que existem na cidade. No caso de produtos de impressão (toners e cartuchos) trabalhamos com a logística reversa dos fabricantes para o descarte destes itens.

Acho importante mencionar aqui que Porto Alegre possui, além da coleta seletiva de lixo comum, uma política para o descarte de lixo eletrônico. Segue abaixo os links para maiores informações:

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smam/default.php?p_secao=363

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dmlu/default.php?reg=2&p_secao=184

Caso você tenha algum lixo eletrônico em sua casa ou empresa, procure se informar de como deve ser feito o descarte.  Já existem várias formas de dar um destino correto para e-lixo e é muito importante a conscientização de todos e a mudança em nossa rotina para a preservação do meio em que vivemos!!

Um abraço e até a próxima!

Fontes:

http://www.traderecycle.com.br/

https://nacoesunidas.org/agencia/pnuma/

About the author

Roberta Oliveira

Sócia da empresa Protech Segurança Eletrônica desde Fevereiro de 2011. Sou formada em Administração de Empresas - Habilitação em Comércio Exterior. Minha carreira profissional iniciou no ramo de Transporte Internacional e só comecei a atuar na área Administrativa quando iniciei aqui na empresa. Foi um desafio que aceitei! Tive que buscar conhecimento e me desenvolver e hoje posso dizer que já aprendi e evolui muito desde que estou aqui.

Deixe um comentário