Protech

PROTECH selecionada para o programa ALI (Agentes Locais de Inovação) do SEBRAE

protech_blog
Escrito por Roberta Oliveira

Em Fevereiro de 2015 a PROTECH foi selecionada para participar do programa ALI (Agentes Locais de Inovação) do SEBRAE. Este programa tem como propósito fazer uma avaliação da empresa como um todo e identificar em seus processos o que pode ser melhorado ou mesmo inovado.

O diagnóstico inicial feito pelo programa mostrava que a PROTECH tinha a nota 1,6 (em uma escala de 1 a 5) de grau de inovação global. Isso demostrou que havia muito espaço para inovação em nossos processos.

Desta forma nos foi proposto à melhoria/ajustes em alguns pontos tais como:

  • A elaboração de um planejamento para 2016;
  • A criação e implementação de indicadores de desempenho;
  • Avaliação da satisfação e sugestões dos clientes (por meio de pesquisas);
  • Verificação da viabilidade de oferta de soluções complementares;
  • Mapeamento de novos mercados e potenciais clientes;
  • Verificação da viabilidade de registro de marca;
  • Implementação do descarte correto dos materiais;
  • Elaboração de um manual de integração do colaborador;
  • Verificação da viabilidade de capacitação e treinamentos para colaboradores;
  • Implementação de reuniões periódicas com os colaboradores;
  • Implementação de melhorias na gestão de recursos Humanos;

Baseado neste diagnóstico elaboramos um Manual de Integração para esclarecer a todos os colaboradores o comportamento esperado assim como direitos e deveres de cada um. Em relação à gestão de RH estamos trabalhando através de ações de endomarketing se relacionar com toda a equipe. Foram implementadas campanhas de confraternização mensal dos aniversários, campanha Esse sou Eu (onde cada um descreve sobre si), campanha de agasalho, dia das mães, páscoa além de uma campanha para criação de um mascote e seu respectivo nome. Foi feito também uma pesquisa de clima que esta em andamento/análise. Implementamos reuniões semanais por setor e mensal com toda a equipe. Foi disponibilizado alguns treinamentos (técnicos e comerciais) para os colaboradores. Elaboramos um manual de descarte de materiais eletrônicos e buscamos um relacionamento com empresa especializada neste tipo de descarte. Estamos na fase final de elaboração de uma pesquisa de satisfação dos clientes que será aplicada na sequencia. Em relação à oferta de soluções complementares estamos buscando através da nossa expansão atender este item.

Vários outros pontos foram tratados no decorrer do programa e que não estavam programados inicialmente. Entre eles destacamos a necessidade e aquisição de software para gerir as vendas assim como um sistema para abertura de chamados técnicos que foi integrado em nosso site. Desenvolvemos a descrição do nosso negócio utilizando uma ferramenta muito interessante: o CANVAS. Através dele pudemos ter uma visão ampla da nossa empresa pois nos deu uma clareza de cada segmento (Segmentos de Clientes, Proposta de Valor, Canais, Relacionamento com Clientes, Fontes de Receita, Recursos Principais, Atividades-Chave, Parcerias Principais e Estrutura de Custos) e algumas sugestões de melhoria.

Na avaliação feita após 1 ano de projeto, já tínhamos conseguido aumentar nosso resultado para 2,6 (em uma escala de 1 a 5) de grau de inovação global. Ou seja: melhoramos muito, mas ainda há muito trabalho a ser feito!

Estamos agora na reta final do programa e queremos aproveitar ao máximo todos os conteúdos e ajustes propostos pela nossa agente. Foi uma experiência muito enriquecedora participar do programa ALI do SEBRAE.

Quero finalizar este texto com uma frase para a nossa reflexão: “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender.” Alvin Tofler

Um ótima semana e até a próxima!

Segue abaixo o depoimento da nossa agente que tem nos acompanhado neste projeto:

Ter prestado assessoria e acompanhado a evolução da Protech foi um grande prazer, fico muito feliz em vê-los crescendo, isto tudo é resultado de muita dedicação, busca constante por melhorias e atento a todas as novidades. Trabalhar com a equipe/família Protech foi uma troca de experiências e compartilhamento de muito conhecimento de gestão, inovação e tendências. Admiro esta força de vontade de fazer sempre mais e melhor com muito profissionalismo, atenção para com sua equipe e visão empreendedora dos dirigentes. Tenho certeza que a empresa irá crescer com muito sucesso.
Agente Local de Inovação, Economista – BIANCA BOLZAN

About the author

Roberta Oliveira

Sócia da empresa Protech Segurança Eletrônica desde Fevereiro de 2011. Sou formada em Administração de Empresas - Habilitação em Comércio Exterior. Minha carreira profissional iniciou no ramo de Transporte Internacional e só comecei a atuar na área Administrativa quando iniciei aqui na empresa. Foi um desafio que aceitei! Tive que buscar conhecimento e me desenvolver e hoje posso dizer que já aprendi e evolui muito desde que estou aqui.

Deixe um comentário