É muito natural em reuniões que participamos, quando o cliente solicita um projeto de segurança eletrônica, que o objetivo principal da aquisição de sistemas seja a substituição de pessoas (custo) por sistemas (que segundo o cliente se pagam ao longo do tempo). Em parte o cliente não deixa de estar certo, pois realmente os sistemas de segurança permitem a automação de processos e aplicação de recursos que melhoram o processo de segurança de qualquer local, mas de forma alguma substitui, em sua totalidade, a presença dos demais recursos como processos e pessoas.
A segurança é um processo preventivo: o conjunto de recursos tem como objetivo prevenir a ação de um bandido ou vândalo, que ocorra um acidente ou que ocorram perdas nos locais contemplados, dentre outras diversas aplicações. Nenhum sistema poderá garantir em 100% qualquer evento. A segurança é implantada para prevenir e minimizar a chance de que eles ocorram.
Mas qual o papel da segurança na sua empresa?
Cada cliente possui uma necessidade específica. Em grupos, acaba-se identificando a aplicação comum entre eles, conforme sua área de atuação. Por exemplo, para os prédios comerciais, os sistemas de controle de acesso previnem o acesso não autorizados de visitantes e controla e audita o acesso geral ao empreendimento. Já para proprietários de pequenos comércios, auxilia no processo de controle e auditoria com as imagens do CFTV. De maneira geral é assim que funcionam. Porém, como já falamos, cada projeto é único. As aplicações são as mais diversas. Do cliente, esperamos sempre a definição do problema. Montar o escopo de trabalho e solução é o nosso negócio, mas respeitando sempre nossa área de atuação e dos demais envolvidos no processo de segurança.
E você, já sabe o que precisa prevenir? Vandalismo? Problemas internos? Auditorias? Controlar acessos? Identificar pessoas e veículos? Para todos eles existem ferramentas de prevenção. E segurança, certamente é o melhor processo para isso.